Seja bem-vindo(a), Faça login

Qual altura ideal para pendurar quadros na parede?

Como colocar arte nas paredes

 

A maioria das pessoas tem dúvidas na hora de pendurar um quadro e muitas vezes acabam pendurando muito alto. Você já deve ter ouvido falar que o centro de um quadro deve estar no nível dos olhos. Mas aos olhos de quem? De uma pessoa de 1,5 m ou de 2,0 m? Essa regra se aplica somente a um único quadro? E se eu utilizar várias peças? E se eu for utilizar sobre um sofá? Será que é igual se for num corredor? Realmente pode ser bastante confuso. Nós da equipe InCasa Design montamos algumas dicas para ajudar nesse processo.

 

Altura ideal para pendurar quadros na parede

Comece pensando que a arte que você irá colocar se relaciona com tudo a sua volta. Não importa se você irá coloca-la sobre um sofá, ou num corredor, ou numa escada cada ambiente tem elementos que devem ser considerados.

1 – Se estamos falando de um ambiente que você basicamente fica de pé, como por exemplo, um hall de entrada ou um corredor a regra geral diz que o centro do quadro deve estar a 1,50 m do chão. Mas vale observar o pé direito do ambiente, se ele for muito alto talvez seja necessário subir um pouco a altura do quadro.

2 – Em um ambiente que você fica normalmente sentado, como uma sala, sala de jantar ou escritório a idéia é colocar um pouco mais baixo, de forma que o quadro possa ser apreciado do ponto de vista de quem está sentado. Sente em uma cadeira e peça para alguém segurar a imagem contra a parede movendo para cima ou para baixo para você avaliar como fica melhor

3 – Já em situações que você relacionará o quadro a algum móvel embaixo, como por exemplo, sobre um sofá ou uma cabeceira de cama ou até um buffet a regra é que a base do  quadro deve ser posicionada de 15 a 30 cm do topo do móvel (sofá ou cabeceira). A exceção acontece no caso de quadros panorâmicos (quadros com alturas baixas em relação à largura), neste caso aconselhamos uma distância aproximada de 40 cm entre a base do quadro e o topo do móvel.  O motivo dessa distância pequena é para criar uma conexão visual entre as duas peças (quadro e móvel). Se estiver muito alto o quadro terá a aparência deum elemento independente do móvel ao invés de ser usado como uma única “entidade” com cores combinando entre si (por exemplo almofadas em um sofá e a cor do quadro).

Já essa regra não irá funcionar se seu quadro for muito pequeno. Neste caso considere colocá-lo num grupo de outros objetos como pratos, espelhos ou outros itens de decoração.

Altura ideal para pendurar quadros na parede

 

4 - Se você trabalhar com um grupo de quadros ou objetos de decoração numa parede pense no grupo como se fosse uma única peça grande e relacione a base do grupo com o móvel abaixo como descrito no item anterior.

5 –Já nos casos de utilizar uma imagem vertical será melhor pensar em colocar o quadro de forma que a parte mais alta da peça esteja no nível dos olhos. Todavia é a altura da peça que irá determinar a melhor posição na parede. Fica novamente a dica, peça para alguém segurar para você até determinar qual altura fica melhor.

Resumindo. A regra do nível dos olhos é uma regra geral, mas sempre analise o quadro no contexto dos móveis do ambiente e tente várias alturas antes de começar a furar sua parede.