Seja bem-vindo(a), Faça login

Cores na decoração: Dica de como combinar um quadro com cores em um ambiente

Como escolher cores em um quadro decorativo

 

Uma das etapas na escolha do quadro que encaixa perfeitamente com a sua decoração é entender com profundidade a sua paleta de cores. A regra básica é escolher um quadro que combine com o seu ambiente sem se distanciar de nenhum elemento que exista nele. Se o seu ambiente utiliza linhas claras e cores neutras então escolher um quadro que adicione um pouco de cor é a escolha perfeita. Todavia se o seu ambiente já possui muita cor então um quadro com cores neutras será a melhor escolha. O segredo é o equilíbrio.

Quando você for comprar um quadro é importante trazer algumas amostras das cores que já estão no seu ambiente (como por exemplo, sofás, tapetes, cortinas, etc...). Isso permitirá que você encontre uma cor que combine e garantirá que as cores não se choquem entre si.

Não importa que você tenha adorado o quadro, se ele não combina com a sua decoração você não deve compra-lo.

 

Aprendendo a teoria das cores

 

Aprender sobre teoria das cores nos ajuda a criar harmonia utilizando cores diferentes. Essa técnica não é utilizada somente em decoração, mas também em vários aspectos da nossa vida cotidiana, na roupa que vestimos, na arte, paisagismo, web designing etc.

O princípio básico da teoria das cores é a roda de cores que começa com astrês cores primárias – vermelho, amarelo e azul.

Estas cores são colocadas equidistantes na roda. Cores primárias são a base para todas outras cores que serão derivadas utilizando uma combinação de cores primárias.

As cores secundárias são feitas através da mistura de duas cores primárias a partir da roda de cores.
Os resultados – laranja, verde e violeta – estão centradas entre as cores misturadas na roda.

O último grupo de cores são as terciárias que são feitas a partir da mistura de uma cor primária e outra secundária. Cada cor tem o nome de duas palavras, como o vermelho-laranja, azul-violeta ou azul-esverdeado.As cores terciárias repousam entre as cores usadas para formar uma nova barra na roda de cores.

 

A combinação das cores primárias, secundárias e terciárias forma a roda de cores. Uma roda de cor básica apresenta 12 cores que podem ser combinadas numa variedade de maneiras para criar um número de efeitos diferentes. As cores podem complementar uma ao outra, ou até mesmo criar o caos.

As cores também são divididas em categorias quentes e frias.
As cores quentes são vivas e energéticas e caem na roda do vermelho até o amarelo. Elas criam sensação de movimento e parecem maiores.
As cores frias, que vão do violeta ao verde, são considerados calmas e relaxantes, criam pouco movimento e parecem menores.
Brancos, pretos e cinzas são neutros e assumem as propriedades de cores em sua volta.

 

 

 

 

Como combinar cores entre si

 

Se você tem dúvidas sobre como combinar cores. A roda das cores pode ser muito útil.

 

Cores Monocromáticas

São as diferentes tonalidades de uma única cor, variando sua luminosidade e saturação. Por exemplo umdegradê de azul.De acordo com a escolha dos tons e da sua aplicação nos objetos e superfícies do ambiente, esta harmonia pode ficar bastante elegante, mas há o perigo de parecer monótono, já que o contraste não existe. O preto e o branco podem entrar nesta combinação para realçar algum detalhe e compor o conjunto. Interessante é colocar uma cor diferente num pequeno ponto, um detalhe que seja.

 

 

Adicionando cores neutras teremos variações nos tons:

 

Clareamento: cor obtida através da adição de branco.


Sombra: cor obtida através da adição de preto.


Saturação: cor obtida através da adição de cinza. Quanto mais cinza se adiciona à cor, mais neutra ela se torna.

 

Cores Análogas ou Adjacentes

Esquemas de cores análogas utilizam cores adjacentes na roda de cores. O resultado é um visual sereno e confortável.Uma das cores em um esquema de cor análogo é usada como um matiz dominante. Selecione uma segunda cor para apoiar a tonalidade dominante e um terceiro para usar como um sotaque.

A inspiração por trás desse de esquema de cores vem da natureza. Pense em um gramado, ou uma floresta, ou um deserto, eles normalmente são compostos de muitas variantes da mesma gama cromática.

Cores análogas dão a sensação de uniformidade.

.

 

 

Cores Tríades

Esquemas de cores tríades usam três cores equidistantesentre si na roda de cores. Se você desenhar uma linha para conectar estas cores você terá um triângulo. Cores tríades são as mais populares entre designers uma vez que nesta combinação apesar de haver contraste entre as cores elas ainda apresentam equilíbrio entre si.

Utilize cores tríades com cautela, pois este esquema de cores cria um imenso impacto visual. Para suavizar, escolha uma cor dominante e use as outras duas cores como acentos.

 

 

Cores Complementares

Cores complementares são duas cores que são diretamente opostas na roda de cores. Note que cada par complementar consiste de uma cor quente e outra fria. O alto contraste entre elas cria um visual vibrante.

Trabalhar com cores complementares pode ser complicado. Certifique-se de variar as sombras e níveis de saturação. Cores complementares de mesma intensidade podem parecer como se estivessem vibrando quando colocadas próximas uma das outras. Isso pode ser desconcertante, para dizer o mínimo.

 

 

 

 

Como combinar cores com ambientes

Cores Harmoniosas

Esquemas de cores harmoniosos são baseados no equilíbrio e são utilizados ??em lugares que precisam se sentir tranquilos, como hospitais ou centros de meditação. Esquemas de cores harmoniosos são frequentemente inspirados pela natureza. Eles tendem a usar uma paleta de cores suave, natural e muitas vezes neutra. A natureza pode servir de orientação. Pense em uma floresta, deserto, praia ou montanha. As cores que você escolher devem estar na mesma gama cromática. Qualquer um dos esquemas de cores acima mencionadas podem ser utilizadas para criar um esquema de cores harmonioso. O ingrediente chave é o balanço.

Para criar cores harmoniosas utilizamos normalmente os esquemas de cores monocromáticos ou análogos (citados acima).

 

Cores Dinâmicas

Em contraste com os esquemas de cores harmoniosas, esquemas de cores dinâmicas criam um ambiente estimulante, energético. Esquemas de cores dinâmicas são utilizados ??quando você deseja que o espaço faça com que as pessoas se sintam acordadas e energizadas. Eles podem ser encontrados em jardins de infância, centros comerciais, clubes esportivos ou em muitos outros tipos diferentes de negócios. Qualquer um dos tipos de esquemas de cores podem ser usados para criar um esquema de cores dinâmica. O ingrediente chave é a energia.

Para criar cores dinâmicas utilizamos normalmente os esquemas de cores tríades ou complementares (citados acima).

 

Abaixo exemplos de ambientes utilizando esquemas na roda das cores (fonte: https://www.tintasepintura.pt/roda-das-cores-e-esquemas-de-cores/)

 

 

Concluindo, não existem regras rígidas sobre as cores que devemos usar nos espaços das nossas casas, existem algumas ideias, alguns conselhos e dicas, como tentamos explicar neste texto. Mas é importante afirmar que a escolha das cores é algo muito pessoal, às vezes o que agrada uma pessoa pode não agradar outra. Esperamos que as explicações acima tenham ajudado a você escolher a decoração da sua casa.